Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

Views

VBA ACCESS - ShowToolbar - Inibindo o Menu - Switch off / Hide Toolbars & Menu Bar

Você gosta de proteger bem as suas aplicações para que 'fuçadores' não fiquem bisbilhotando o que você fez?

Particularmente nunca tive muito receio quanto aos usuários que operam as aplicações que desenvolvo. 

Sempre faço questão de treinar os usuários quanto as suas responsabilidades, e sobre o que nunca devem fazer, como:

Pressionar o [CTRL] + [Scroll Lock]

Pressionar o [SHIFT] antes da aplicação carregar, e assim por diante. 

Por que faço questão de treinar antes? Para evitar problemas causados por eles mesmos. Alguns têm um conhecimento razoável sobre 'macros' e acreditam que isso os habilita para alterarem os códigos e/ou bisbilhotá-los.

Entendamos que a curiosidade é inata ao ser humano, mas esta pode trazer danos à aplicação, bem como ao processo ao qual esta presta suporte. E nestes casos o usuário será responsabilizado diretamente.

Você que desenvolve como eu, sabe que a grande maioria dos usuários que criam 'macros' apenas o fazem para facilitar o seu dia-a-dia. Não dominam a teoria, sequer imaginam o que é OOP, Eventos, Objetos, Classes, etc...Isso afasta-os da compreensão dos nossos códigos quando deparam-se com eles.

Esta longa introdução serve apenas para apresentar uma possivel necessidade de desabilitar os menus das aplicações MS Access que desenvolver. Isso, de certo modo, impedirá que 80% ou mais dos seus usuários causem problemas a eles mesmos. Como fazer isso?

DoCmd.Método ShowToolbar
O método ShowToolbar executa a ação ShowToolbar no Visual Basic for Applications.

Sintaxe:
expressão.ShowToolbar(ToolbarName, Show)
expressão   Uma variável que representa um objeto DoCmd.

Parâmetros:
ToolbarName - É obrigatório, sendo do tipo Variant. Uma expressão de cadeia de caracteres (expressão de seqüência de caracteres: uma expressão avaliada como uma seqüência de caracteres contíguos. Os elementos da expressão podem incluir: funções que retornam uma seqüência ou uma seqüência Variant (VarType 8); uma seqüência literal, constante, variável ou Variant.) que é o nome válido de uma barra de ferramentas personalizada (barra de ferramentas personalizada: uma barra de ferramentas que você cria para seu aplicativo. Por outro lado, uma barra de ferramentas interna é instalada com o Access em seu computador.) do Microsoft Access que você criou. Se você executar o código do Visual Basic que contém o método ShowToolbar em um banco de dados biblioteca (banco de dados biblioteca: uma coleção de procedimentos e objetos de banco de dados que podem ser chamados de qualquer aplicativo. Para usar os itens na biblioteca, é necessário estabelecer primeiro uma referência do banco de dados atual ao banco de dados da biblioteca.), o Microsoft Access procurará pela barra de ferramentas com esse nome primeiro no banco de dados biblioteca e, em seguida no banco de dados atual.

Show - É opcional, sendo do tipo 'AcShowToolbar'. Uma constante AcShowToolbar que especifica se será necessário exibir ou ocultar a barra de ferramentas e em qual modo de exibição exibi-la ou ocultá-la. O valor padrão é acToolbarYes.

É possível usar o método ShowToolbar para exibir ou ocultar uma barra de ferramentas personalizada. 

Se você deseja mostrar uma barra de ferramentas específica em apenas um formulário ou relatório, defina a propriedade OnActivate do formulário ou do relatório para o mesmo nome de uma macro que contém uma ação ShowToolbar para mostrar a barra de ferramentas. Depois defina a propriedade OnDeactivate do formulário ou do relatório do nome de uma macro que contenha a ação ShowToolbar para ocultar a barra de ferramentas.

Enumeração AcShowToolbar:
Usada com o método ShowToolbar para especificar se uma determinada barra de ferramentas personalizada deve ser exibida.

acToolbarNo - Correspondo ao valor 2 e oculta a barra de ferramentas. 

acToolbarWhereApprop - Corresponde ao valor 1 e exibe a barra de ferramentas quando no modo de exibição apropriado. 

acToolbarYes - Corresponde ao valor 0 e exibe a barra de ferramentas. 

Exemplo:
' Desativa o aparecimento.
DoCmd.ShowToolbar "Ribbon", acToolbarNo

' Ativa o aparecimento.
DoCmd.ShowToolbar "Ribbon", acToolbarYes


Tags: André Luiz Bernardes, MS, Microsoft, MS Office, MS Access, VBA, Visual Basic for Application, Menu, Barra de Menu, Ribbon, ShowToolbar, AcShowToolbar, acToolbarNo, acToolbarYes


André Luiz Bernardes
A&A® - Work smart, not hard.

LinkWithinBrazilVBAAccessSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine